segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Canjica sem lactose

E festa junina sem canjica não tem graça. Embora aqui estejamos no verão e no dia do almoço junino tenha feito um mega calor, a canjica tem sempre espaço no coração do brasileiro e ela foi muito bem recebida por mexicanos, malasianos, japoneses e etc! 

Apesar de ter sempre comido canjica carregada no leite e leite condensado, precisei fazer a versão sem lactose para que o marido pudesse comer sem qualquer problema. E juro que não senti a menor falta! Fiquei impressionada! Eu amo leite e seus derivados, então, fico sempre com um pé atrás ao adaptar receitas em que o destaque é o leite (ou creme de leite e etc). A canjica deu super certo, ainda mais com o leite de coco que encontro por aqui, que é super cremoso. Mas se você fizer de véspera, o leite de coco caseiro bem concentrado vai dar conta do recado muito bem. 


500 g de milho para canjica (de preferência, orgânico e não transgênico)
1,5 L de leite de coco
1,5 xícara de açúcar (por mim colocaria só uma xícara porque não gosto muito doce. E pode ser o demarara ou mascavo, com a ressalva de que este último vai escurecer a canjica)
1 xícara de coco ralado (pode usar o resíduo do leite de coco caseiro)
1 pitada de sal
2 cs ghee

Deixe o milho de molho na água por mais ou menos 48 horas, trocando sempre que possível. Cozinhe na panela normal, coberta de água na altura do milho e com dois paus de canela. Deixe cozinhando até que fique bem macio. Eu fui observando a quantidade de água que evaporava, com o cuidado de não ficar com excesso de água, nem grudando no fundo. Isso é importante para não deixar a canjica aguada. Se tiver sobrado muita água, jogue um pouco fora até ficar mais ou menos 1/3 de água no milho. 

Junte os demais ingredientes e deixe incorporar bem. Se você fizer na véspera, a canjica estará bem grossinha no dia seguinte, sendo necessário, em alguns casos, até colocar um pouco mais de água. 

Quem gostar, pode salpicar canela por cima. Bom apetite!

0 comentários:

Postar um comentário