sexta-feira, 8 de maio de 2015

Pudim sem lactose

Primeira recomendação: se você é louco por pudim como eu, não experimente comparando com a versão original. Vá de mente aberta  para experimentar uma nova sobremesa muito saborosa. A textura é delícia, mas é diferente do tradicional pudim feito com leite condensado, leite e ovos. 

Essa receita é da Nanda Carneiro, mas, obviamente, a pessoa aqui não se segura e fez algumas modificações nos leites usados. E o próximo será ainda mais diferente porque meu objetivo agora é tentar fazer com que o pudim fique mais cremoso. Ela usa na receita original leite de amêndoas e leite de coco. Eu usei leite de amendoas (o normal que usamos, batendo as amendoas a coando), creme de castanhas (um leite de castanhas de caju, mas eu bato muitooo tempo até virar um creme e você não sentir nenhum pedaço da castanha) e leite de coco.

6 ovos (peneire a gema para tirar o gosto de ovo)
150 mL creme de castanhas de caju (1/2 xícara de castanhas cruas de molho por algumas horas. Depois bate muito com 1 xícara de água)
150 mL leite de amêndoas
100 mL de leite de coco
3/4 xícara de açúcar demerara + 3/4 pra calda
1/4 xícara de água quente
1/2 fava de baunilha
1 colher de café de farinha sem trigo (usei um mix pronto, mas acho que se você não tem um mix, usa fécula de batata. É só pra ajudar a dar liga mesmo, tanto que é uma quantidade bem pequena)



Essa receita da calda da Nanda salvou minha vida. Calda sempre foi um problema pra mim, já perdi a conta de quantas queimei. Mas desse jeito que ela ensina dá super certo! Derrete 3/4 xícara de açucar demerara. Quando estiver marrom, vá colocando a água quente aos poucos. Transfira para a forma de pudim e espalhe. Enquanto você faz isso, ela vai endurecendo. E enquanto esfria, você bate o pudim. 

Bata no liquidificador os ovos, leites e creme de castanha, açúcar, fava de baunilha (só as sementes de dentro) e a fécula de batata até ficar homogêneo. Despeje na forma de pudim e leve ao forno em banho-maria a 180 graus por 40 minutos. Os primeiros 20 minutos você deixa coberto com papel alumínio e os 20 minutos finais sem o papel. 

0 comentários:

Postar um comentário