terça-feira, 7 de abril de 2015

Tiramissu


Outro dia uma amiga turca perguntou se eu sabia fazer tiramissu. Não sabia. Aproveitei que o aniversário dela tava chegando e resolvi testar uma receita para dar de presente (e usá-la como cobaia hehehehe). 
Óbvio que não consegui seguir à risca nenhuma receita e acabei chegando nessa aqui. Na verdade, a primeira foto é a receita sem chocolate na massa. A última foto foi uma receita que fiz com chocolate. Na verdade, eu prefiro sem, mas eu não sou padrão, já que chocolate não é o meu vício. 

Segue a receita completa e você decide se coloca ou não chocolate. 

Ah! A maior dificuldade dessa receita é só ter uns bowls separados. Acho que o melhor é nem usar a batedeira de pé, mas sim aquelas de mão, assim você pode bater diretamente nos bowls separados e não ter que ficar lavando o da  batedeira toda hora. Fora isso, a receita é muito fácil. 

Rendimento: um pirex grande
Ingredientes:

3 ovos (separe as claras das gemas)
3 colheres de sopa de licor ou rum ou conhaque ou nada (no primeiro usei conhaque e no segundo não coloquei nada alcoolico)
1 xícara de açúcar
500 g mascarpone (tem gente que acha muito forte. Se for o seu caso, diminua. A marca que comprei aqui é muito suave, portanto, o gosto de mascarpone não fica muito forte)
500g de creme de leite fresco (o equivalente a uma garrafa)
2 xícaras de café forte
biscoito champagne sem glúten (ou normal mesmo, vai do seu gosto. A Schar  e Beladri já fabricam sem glúten. Eu acabei fazendo com glúten mesmo). Aqui a quantidade depende do tamanho do pirex e do biscoito que voce estiver usando
100 g de chocolate amargo 70% ralado (opcional)

Separe uns quatro bowls. Em um bata as claras em neve. No outro, o creme de leite em ponto de chantilly. No terceiro, bata as gemas com o açúcar. Misture delicadamente 2/3 do chocolate ralado, se for usar. No quarto bowl, bata o mascarpone até que ele fique macio e homogêneo. Junte à mistura do açúcar até incorporar. Coloque o creme de leite em ponto de chantilly e, por último, incorpore as claras em neve delicadamente.

Molhe o biscoito champagne no café forte e faça a primeira camada. Coloque o creme, biscoito molhado, creme até chegar ao topo do pirex, sendo que a última camada deve ser de creme. Salpique cacau em pó ou chocolate ralado (aquele 1/3 do tablete) e leve à geladeira.

Dica! O tiramissu sempre fica melhor no dia seguinte, portanto, façam no dia anterior e deixe na geladeira.

Depois é só tirar onda com essa sobremesa de nome chique, mas que, no fundo, é um grande pavê hehehehe

Bom apetite!

0 comentários:

Postar um comentário