quarta-feira, 16 de julho de 2014

Leite vegetal

Esse post é para as amigas que tanto me perguntam sobre os leites vegetais. Já expliquei algumas vezes como eu faço e uso. Eu tomo leite da vaca eventualmente, mas meu marido é intolerante, portanto, todas as receitas que faço em casa são feitas com leites vegetais. Aqui resolvi explicar mais ou menos a proporção de cada leite. E com o tempo vou atualizar com outros leites (acabei de receber a aveia sem glúten que comprei no Iherb, pro exemplo, e pretendo fazer um leite de aveia), ok?

Ah! Quando eu falo 1:2 é uma xícara do ingrediente e 2 de água; 1:3 é uma xícara do ingrediente para três de água e assim por diante. 


Leite de nozes – Esse é o mais neutro e sem graça de todos até o momento. Não fica com gosto adocicado, nem muito forte de nozes. Por outro lado, me pareceu um pouco mais ralo do que os outros. Talvez seja uma boa opção para substituir o leite em receitas que demandem um sabor neutro. Não estranhe se ele talhar um pouco quando aquecido. Depois é só mexer ou usar assim mesmo.  Puro ele ficou muito sem graça. Tomei também batido com cacau e mel, só que ele perdeu completamente o gosto, fica parecendo água. Honestamente, foi o que menos gostei. E olha que eu amo nozes! Da próxima vez vou tentar em uma proporção diferente (dessa vez eu fiz 1:3, mas da próxima vou fazer 1:2).

Leite de avelãs – O mais saboroso que já provei na vida! Só que o gosto de avelã é bem marcante. O leite puro é uma delícia, lembra um pouco chocolate, sei lá. No café ele deu gosto, o que não é muito legal para quem não curte a mistureba de sabores. Por outro lado, bati com cacau e açúcar e ficou divino! Parecia leite com nutella. E também usei para fazer um milk shake de banana e cacau. Enfim, ele é uma delícia puro ou misturado em bebidas. Não deu para usar em receitas porque acabou antes, mas acho que daria um sabor todo especial. O melhor de tudo é o uso do bagaço que sobra: virou uma nutella caseira maravilhosa! A proporção que usei foi de 1:3, como sempre. Esse é o que eu mais gosto!!!

Leite de macadâmias – Foi o mais próximo que achei do leite normal (leia-se, de caixinha, porque tenho a impressão que nada substituirá aquele leite fresco, direto da vaquinha). Não fica com sabor de macadâmia (atualizando um pouco: cuidado com a macadâmia! Fiz outro dia com uma que comprei e ficou horrível! Não sei se foi a qualidade, mas joguei fora!). Eu usei macadâmia salgada porque foi o que achei. Aí fiquei trocando a água algumas vezes e depois deixei de molho durante a noite, como sempre faço. O bagaço virou uma bela ricota temperada com azeite, sal, pimenta, açafrão e ervas . Consumi puro, depois com café e também em receitas. Ficou muito bom! Proporção também de 1:3.

Leite de coco – Ideal para receitas. Só tem um detalhe: se você está esperando aquele mesmo sabor do leite de coco industrializado (eca!), pode esquecer! O sabor é mais suave e nada artificial. Provei também ele puro e usando em vitaminas e fica uma delícia também.

Já fiz esse leite de duas formas: pegando o coco em pedaços (só tirei aquela casca dura, fiz com a casca fina marrom mesmo porque tenho preguiça de tirar e não tem problema algum em consumi-la), batendo no liquidificador na proporção 1:3 (para cada xícara de coco em pedaços, 3 xícaras de água) e coando. Dá para fazer com o coco fresco ralado (aqueles que compramos na feira ou no hortifruti mesmo. Atenção porque tem que ser o coco fresco!). 

A segunda forma que fiz e achei mais consistente foi fervendo o coco ralado fresco com água durante uns cinco minutos (mesma proporção 1:3). Depois esperei esfriar, bati no liquidificador e coei.

 A segunda forma fica muito melhor, ele fica mais cremoso. Porém, pode ser que para beber você não aprecie tanto, já que você acaba sentindo um pouco o gosto da gordura do coco (que é uma boa gordura!). Essa segunda forma é ideal para as receitas e aí dá até para diminuir a proporção, dependendo do prato (tipo 1:1 ou 1:2. Álias, 1:1 fica excelente para fazer pratos salgados tipo moqueca, bobó, etc. Já 1:2 fica excepcional na canjica).

Leite de amêndoas – Esse também fiz de duas formas: amêndoas com casca e sem casca (comprei as amêndoas já sem casca). Sem casca fica com um sabor mais suave, mas das duas formas fica uma delícia. Esse leite não é tão neutro quanto o de nozes. Em compensação, é mais saboroso (definitivamente eu achei o leite de nozes muito sem graça!) e ideal para vitaminas e uso em receitas substituindo o leite em geral. Ele é mil vezes mais saboroso e mais barato que o leite de amêndoas industrializado (que é adocicado e horrível!!!). Esse vale muitooooo a pena fazer. A proporção aqui foi de 1:3.

Leite de castanhas do Brasil (ou do Pará) – Esse leite pode ser feito em uma proporção maior (tipo 1:4) porque tem um gosto muito acentuado das castanhas. Para quem gosta, é uma delícia, mas o sabor é muito marcante mesmo. Melhor do que ele puro, o que eu já fiz foi tentar um mix de castanhas (usei macadamia, castanha de caju e castanha do Brasil) e assim a castanha do Brasil não apareceu tanto. Definitivamente achei muito forte, ele acaba sobressaindo. O melhor jeito de usar é em receitas, não como leite puro para beber.

Leite de castanha de caju – Neutro e saboroso. Fica um leite ótimo para mingau, vitamina e até puro mesmo. Ótimo também para receitas. A proporção é a mesma que geralmente uso, 1:3




4 comentários:

  1. Oi Leticia! Conheci o seu blog essa semana e estou adorando!! Parabéns!! Vc conhece a máquina de leite vegetal? Eu não sou vendedora, mas como ela facilita a minha vida gosto de indicar. Até mais, Cindy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!!!
      Nao conheco essa maquina nao. Onde compra? Amei a ideia!!!!

      Excluir
    2. Maquinadeleitedesoja.com.br
      Em 25 minutos ela faz 1,5 l de " leite". Gosto de fazer umas misturas de grãos... Dê uma olhada no site!

      Excluir
  2. Máquina deleitedesoja.com.br
    Aqui em casa ganhou o apelido de "vaquinha"! Ela trabalha todo dia!

    ResponderExcluir