terça-feira, 27 de maio de 2014

Cheesecake de tofu - sem glúten e sem lactose

Uma das primeiras sobremesas que eu aprendi a fazer foi a cheesecake. E meu pai é simplesmente louco por ela, o que a tornou campeã no cardápio da minha casa. 
Eu nunca fui tão fã assim da torta, eu gosto, mas não é a minha sobremesa preferida (acho que enjoei).
Eu não tenho intolerância a lactose, mas o marido tem, o que significa um bye bye para sobremesas com queijo.
E há tempos eu vinha pensando em fazer uma tentativa de cheesecake sem o queijo e foi assim que saiu essa tortinha.
Ela não fica igual à chessecake, não adianta comparar o que não pode ser comparado (o que me fez até pensar em mudar o nome da torta, mas eu não tenho criatividade para pensar em outro nome heheh), mas fica muito saborosa e foi aprovada! Eu pensei em diminuir o açúcar da próxima, mas fui vetada :-P

Receita (a base rende 4 tortinhas, mas só 3 recheios, o que vai me levar a inventar algo para a tortinha que está só com a base aqui em casa)

Base
1/2 xic tâmaras
1 xic farinha de castanha de caju
1 cs oleo de coco1
2 cs água

Processe a tâmara e água. Misture a farinha e o óleo de coco até formar uma massa firme. Abra nas formas de tortinha (eu ganhei essas lindas de fundo removível da minha mãe, um charme só!!!!!).

Recheio
1/2 peça de tofu firme (uso aquele orgânico da Ecobras)
suco de 1 limão (vai colocando aos poucos porque depende do seu gosto, do tamanho do limão, enfim)
1/4 xícara de rapadura ralada (se for usar o mascavo já moído, melhor colocar aos poucos. Eu ralei a rapadura na hora, o que deixa com mais volume)
1/4 xic leite vegetal (só tinha um de coco, bem ralinho)
1 colher de café de agar agar (gelatina vegetal).

Bata no liquidificador o tofu, limão e rapadura até incorporar bem. Enquanto isso, leve ao fogo o leite vegetal e o agar agar. Quando ferver e misturar toda a gelatina, coloque essa mistura no liquidificador e bata vigorosamente por um minuto. Prove rapidamente e coloque no recheio das tortinhas.

Leve a geladeira por uma hora. O agar agar terá deixado a tortinha bem consistente e você poderá espalhar a geleia de sua preferência por cima. Essa daí é a de framboesa da St. Dalfour, que é uma delícia.





0 comentários:

Postar um comentário