quarta-feira, 26 de junho de 2013

Rolinho de arroz com shiitake


Há tres semanas atrás apareceu na feirinha orgânica aquelas folhinhas de arroz que sempre vejo os chefs fazendo. A Nigella, inclusive, fez num programa recente de divulgação do seu novo livro. So que ela fez com macarrão de arroz e outros vegetais crus. Eu tinha em casa uma bandeja de shiitake e não queria fazer a mesma receita de sempre.
E como o objetivo era um jantar comemorativo, com entrada, prato principal e sobremesa, arrisquei juntar esses dois ingredientes e preparar uma entrada bem legal e diferente. Segue a receita sem muita precisão porque fui fazendo de olho.

Ingredientes

4 folhas de arroz
alho picado
Shiitake picadinho (como usei organico, nao lavei, so passei um pano. Assim ele não solta muito líquido.
Ghee
Shoyo (bem pouco, o suficiente para salgar)
Saque (também pouco, afinal, o shiitake não pode ficar com muito líquido)

Modo de fazer:
Refogue o alho picado no ghee sem deixar queimar. Coloque o shiitake e em seguida o shoyo e saquê. Deixe cozinhar o shiitake (mas não muito) e reduzir o líquido. Espere esfriar.

Para hidratar a folha de arroz, coloque em um prato com um pouco de águe e uma pitada de açúcar. Deixe uns dois minutos para reidratar. Seque a folha um pouquinho e coloque em cima de uma superfície. Coloque o recheio na beirada e vai enrolando como se fosse um rocambole, tomando o cuidado para ficar bem fechado.
Depois de modelar todos, leve a uma frigideira com um pouquinho de ghee (não muito! não é para fritar) e deixe dourar de todos os lados.

Para o molho, fica ao gosto do freguês! Fiz uma mistura com um pouco de shoyo, gengibre, saquê e açúcar, mas a proporção fica conforme o seu paladar. Acho que coloquei umas 2 colheres de sopa de saquê, shoyo (fermentação natural, sem conservantes!), uma pitada de açúcar e uma colher de café de gengibre.

É só mergulhar o rolinho no molho e se deliciar!

0 comentários:

Postar um comentário